Alunos da EBM Dilma Mafra idealizaram projeto Energia Limpa com objetivo de economizar energia elétrica, aproveitando recursos naturais
Instalar geradores de energia com base de eólica para produção de energia limpa para dessa forma sensibilizar a importância ecológica e econômica do uso de alternativas mais sustentáveis agregando tecnologias e recursos naturais. Este foi o principal objetivo do projeto que representará Bombinhas na IV conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
O projeto idealizado pelos alunos da oitava série e nono ano da EBM Dilma Mafra primeiramente foi apresentado na etapa municipal organizado pela Secretaria de Educação com a Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente, Famab, eleitos delegados seguiram para etapa regional realizada no teatro do Centro Multiuso, em Florianópolis.
Tendo como subtemas Terra, Água, Fogo e Ar, essa etapa contemplou nove dos 13 municípios da região devidamente cadastrados no evento. Com a participação de estudantes de 11 a 14 anos, de escolas públicas das redes estadual e municipal da região de Itajaí. Depois de vencer a etapa municipal o Projeto Energia Limpa realizado pelos alunos Isabela dos Santos, Maria Eduarda de Carvalho, Jeferson de Souza Pinheiro, Kevin Siqueira Mendes e Yasmin Nunes da Silva foi um dos quatro projetos selecionados para a etapa estadual.A votação foi realizada pelos próprios estudantes participantes da etapa regional. As alunas Maria Eduarda Pinheiro Carvalho e Isabela dos Santos são as delegadas do grupo.
Com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, a etapa estadual da 4. Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontece no final de outubro. O objetivo principal é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar. Envolvendo estudantes, professores e a comunidade no desafio da construção de um país educado ambientalmente para a sustentabilidade, argumenta Vinícius Heinske da Famab.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas