Projeto estudantil Energia Limpa garante participação em conferência no final de dezembro
Depois de passar pelas etapas municipal, regional e estadual a equipe formada por estudantes da EBM Dilma Mafra se classificou para etapa nacional da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece em Brasília de 23 a 28 de dezembro.
Instalar geradores de energia com base de eólica para produção de energia limpa para dessa forma sensibilizar a importância ecológica e econômica do uso de alternativas mais sustentáveis agregando tecnologias e recursos naturais. Este foi o principal objetivo do Projeto Energia Limpa elaborado pelos alunos Isabela dos Santos, Maria Eduarda de Carvalho, Jeferson de Souza Pinheiro, Kevin Siqueira Mendes e Yasmin Nunes da Silva, com orientação do professor Rogério A. Morelato que validou estudante bombinense como uma das representantes de Santa Catarina na etapa nacional.
A aluna da oitava série Maria Eduarda Pinheiro Carvalho, delegada, representará o grupo e Bombinhas no Distrito Federal conta que o motivo escolhido já vem de uma vontade antiga de fazer um gerador eólico. Sempre me interessei por este tema, sempre construir um gerador, revela a estudante que pensa em seguir a carreira na engenharia. Consciente Maria Eduarda, de apenas 14anos de idade, diz que para tirar o projeto do papel o custo seria um pouco salgado, mas que o custo-benefício seria válido. A ideia é que além da escola, parte da comunidade também receba parte desta energia. Claro que é preciso que um engenheiro faça os cálculos, para saber quantas pás seriam necessárias para gerar energia suficiente. Seria muito legal se isso acontecesse.
Com a classificação a EBM Dilma Mafra deverá receber uma premiação em dinheiro. Mas para Maria Eduarda a premiação já tem outro significado. Claro que no início tinha aquela vontade de ganhar. Mas aos poucos isso foi mudando ao passarmos pelas etapas chegou a outro patamar. Como, em Brasília não será uma disputa, e sim uma troca de ideias, uma conferência, conhecer outros projetos, outras ideias e compartilhá-las já é muito válido.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas