Uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes localizada na Meia Praia, em Itapema, foi alvo de vândalos durante o fim de semana. No sábado, a estátua amanheceu quebrada e o local, que já era ponto de orações constantes, ficou ainda mais lotados de fiéis, desta vez revoltados com a ação criminosa.
A cabeça da santa foi completamente quebrada e os restos ficaram sobre o pedestal onde ela fica, de frente para o mar, ao lado do Rio Perequê. Logo a notícia se espalhou entre os moradores de Itapema e dezenas apareceram para atestar o fato.
Antonia Santin, 65 anos, foi avisada pela cunhada que orava diante da santa todos os dias. A aposentada visita o local sempre que pode e conta que a santa costumava atrair muitos fiéis.
Minha cunhada me contou chorando, é uma grande tristeza conta a aposentada que, mesmo com a imagem quebrada, deixou flores no local na tarde de ontem.
O casal de zeladores Marli, 47, e Adilson França, 48, conta que a imagem foi colocada na praia no início deste ano. Devotos de toda a cidade aparecem diariamente para deixar flores, velas e fazer orações.
A romaria ocorreu normalmente até sexta-feira. Na manhã de sábado o dano foi percebido. Como nada além da cabeça da imagem foi quebrado, os moradores acreditam em vandalismo.
De dia tem muita gente passando, mas à noite não tem como fiscalizar. A grutinha ali perto já foi incendiada umas duas vezes por vândalos, é um desrespeito conta Marli.
Adilson conta que são os moradores da região que mantêm o local limpo, sem folhas e com flores plantadas ao redor. Todos têm muito carinho pela santa e esperam que uma solução definitiva possa ser adotada.
Queremos fazer uma abaixo-assinado para tentar que instalem uma câmera ali, porque de noite não tem como fiscalizar diz.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que funcionários da Secretaria de Obras estiveram no local e hoje deve começar a ser providenciado o conserto da imagem ou a substituição. O município não descarta a possibilidade de instalar uma câmera de monitoramento perto da imagem.
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
Fonte: O Sol Diário – Marjorie Basso – marjorie.basso@osoldiario.com.br