Município disputa com Florianópolis para sediar o evento
Bombinhas defendeu, durante o Açor 2013, sua candidatura para sediar o evento no próximo ano. A cidade disputa ao lado com Florianópolis. A capital foi representada pelo presidente da Fundação Frankin Cascaes, Pedro Almeida e Bombinhas pela presidente da Fundação de Cultura Nívea Maria da Silva Bücker.
Em sua fala Nívea explanou sobre as belezas naturais bombinenses e sua vocação turística, mas salientou que a cultura vem se destacando cada dia mais, em sua labuta diária para a manutenção, valorização e fomento das manifestações culturais de base local. Disse ainda que estamos mais do que preparados para receber o Açor e a população aguarda ansiosa pela oportunidade de ver o sentimento de orgulho de suas raízes açorianas mostrado a todo o estado catarinense.
A representatividade do Açor na manutenção da cultura de base açoriana em Santa Catarina é fundamental, Bombinhas participa desse evento há 14 anos. Assim, queremos ter o prazer de receber esse evento tão significativo.
Em seguida recebeu visitantes no stand da Fundação, servindo consertada, Beiju e biscoitinhos de farinha de mandioca a todos. O importante é destacar que os representantes das instituições que fazem parte do Conselho Deliberativo do NEA Núcleo de Estudos Açorianos estavam quase em sua totalidade na festa, muitos deles visitaram o stand.
A presidente aproveitou a oportunidade para solicitar apoio a Bombinhas na difícil tarefa de vencer Florianópolis. O vigésimo Açor conta com participação de 38 stands culturais e 65 apresentações artísticas. De bombinhas dois grupos foram agraciados com o convite: O Mixtura que tem sua história muito atrelada ao Açor e os Cantadores de Engenho, que a cada dia ganha mais visibilidade no cenário cultural nacional.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas