A presidente da Fundação, Nívea Maria da Silva Bücker, lembrou que de fato Bombinhas, pela sua herança cultural, tem escritores de pasquins, versadores, trovadores e muitos cronistas autodidatas e esse acervo cultural precisa ser valorizado.
Terça-feira 19, foi um marco para história da literatura bombinense, representantes de vários segmentos da cultura municipal receberam para, um caloroso, debate a respeito do assunto, a presidente da Academia de Letras de Balneário Camboriú, Miriam de Almeida, seu vice Ari Santos de Campos e o presidente da Oficial Academia Tijuquense de Letras, Toni Lima.
O debate aconteceu no Plenarinho da Câmara de Vereadores, foi idealizado e organizado pela Fundação no intuito de reunir os amantes da palavra, para num futuro bem próximo, criar uma academia bombinense. Participaram do encontro escritores, professores de letras, advogados, jornalistas, poetas, mestres do saber popular, bibliotecários e oradores políticos.
Todos os presidentes convidados explanaram sobre suas experiências e se colocaram a disposição para colaborar com Bombinhas no que for preciso.
Não se pode entrar na vaidade, no ego, é preciso ter muito bem pautado que é um compromisso de fato e de direito, ressaltou Miriam de Almeida. Ela detalhou as diretrizes necessárias: intenção clara, senso crítico, mensalidade para manutenção e participação efetiva das reuniões.
Toni Lima, presidente da academia tijuquense fez um depoimento emocionante sobre as conquistas e a luta da palavra em sua cidade. Falou sobre o resgate dos escritores locais que jamais haviam publicado seus livros, mas que tinham pérolas guardadas.
Como vamos nos tornar escritores, se não resgatarmos os escritos de nossos antepassados?A presidente da Fundação, Nívea Maria da Silva Bücker, encerrou a noite memorável lembrando que de fato Bombinhas, pela sua herança cultural, tem escritores de pasquins, versadores, trovadores e muitos cronistas autodidatas e esse acervo cultural precisa ser valorizado. A noite superou nossas expectativas, muito enriquecedora e nos deu exemplos palpáveis de como proceder em nossa caminhada.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas