Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti vai contribuir com novas ações
Em mais uma ação para controle da Dengue em Itapema, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica realizou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). A ação, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), teve como objetivo identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município para permitir o direcionamento das atividades em áreas consideradas como mais críticas.
Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos, com o levantamento será possível aumentar a eficácia no controle ao mosquito. Esta é uma ação realizada em âmbito nacional no final do ano e serve como instrumento para nortear medidas de controle, além de contribuir na mobilização da comunidade para a prevenção, afirmou Richelle Caroline dos Santos.
Em Itapema, o LIRAa foi realizado pela equipe dos Agentes de Combate a Endemias entre os dias 18 e 22 de Novembro. Ao todo, mais de 600 casas receberam a visita dos agentes, com vistorias aos possíveis criadouros e orientação aos moradores.
Para a Secretária de Saúde, Monica Arruda, embora a amostragem do LIRAa revele os bons resultados da campanha na cidade, é necessário que a população continue contribuindo com a prevenção. Com a chegada da temporada de verão, existe grande possibilidade do mosquito voltar a se instalar em Itapema. Por isso, é importante que as pessoas continuem recebendo a visita do Agente de Combate a Endemias e contribuindo com ações de limpeza e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito transmissor, afirmou Monica Arruda.
Quem desejar mais informações sobre o controle ao mosquito Aedes Aegypti, pode entrar em contato pelo telefone (47) 3267-1530 de segunda a sexta feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou mandar e-mail para dengue@itapema.sc.gov.br.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema