A solenidade de entrega do prêmio foi realizada no auditório do Senado Federal, em Brasília, nesta quarta-feira 27.
A prefeitura de Bombinhas foi uma das 100 do País selecionadas pela Associação Nacional de Prefeitos e Vices (ANPV) com o Prêmio Excelência de Gestão 2013 em razão das ações de sustentabilidade implantadas no município a partir deste ano. Esta é a primeira vez que Bombinhas recebe a premiação.
A solenidade de entrega do prêmio foi realizada no auditório do Senado Federal, em Brasília, nesta quarta-feira 27. A prefeita Ana Paula da Silva e o vice-prefeito Paulo Henrique Dalogo Muller representaram o município e receberam o prêmio das mãos do presidente da ANPV Arnaldo de Lima.
O Prêmio avaliou as gestões dos prefeitos de 5.570 que desenvolvem projetos de sustentabilidade e selecionou os 100 melhores. A avaliação levou em conta critérios baseados em estudos da Fundação Getúlio Vargas, Universidade de São Paulo e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de verificação no próprio município.
Bombinhas foi escolhida, segundo a organização da ANPV, por ser considerada cidade de natureza exuberante e pelo povo hospitaleiro aos turistas de toda parte do Brasil e do exterior, pelas práticas ambientais e sociais implantadas pela gestão municipal e pelos projetos de educação ambiental e sustentabilidade.
Para a prefeita Ana Paula da Silva, o prêmio reflete as ações implantadas, as em andamento e os projetos que devem iniciar em 2014. Bombinhas está se preparando para ser uma das cidades mais sustentáveis do Brasil, avalia. Um dos projetos mais significativos, explica Ana Paula, é a implantação do Programa Lixo Zero, que tem como meta reduzir em 90% a emissão de resíduos sólidos até 2020.
O projeto, ainda em elaboração e previsto para iniciar ano que vem, será focado em educação ambiental, conscientização da população e dos turistas e campanhas para impulsionar a reutilização dos resíduos sólidos e a compostagem de resíduos orgânicos.
Ações para infraestrutura turística
A prefeita Ana Paula indica que as ações de sustentabilidade estão em linha com as de melhoria na infraestrutura e na acessibilidade ao município. São ações correlatas, entendemos que melhorar a nossa infraestrutura provoca, efetivamente, melhora nos indicadores de sustentabilidade, avalia.
São investimentos como o para o segundo acesso ao município. Bombinhas já tem garantido R$ 50 milhões do governo do Estado para a obra que, se existir acordo com o Ministério Público Federal, poderá iniciar já em 2014.
E investimentos no calçadão de 2,1 quilômetros na praia de Bombas, orçado em R$ 2,4 milhão, e que faz parte do Projeto Orla. Estão previstas ainda em 2014, além da pavimentação de mais de 20 ruas, a revitalização da avenida leopoldo Zarling e da avenida Falcão, a urbanização da avenida Fragata e o início das obras de saneamento básico.
2014 será um ano excelente para Bombinhas. Nesse primeiro ano nos dedicamos a realizar projetos e conseguir a viabilização dos recursos junto aos órgãos federais e estaduais. Ano que vem iniciaremos obras estruturais que mudarão a história de Bombinhas para muito melhor, proporcionando a qualificação de nosso turismo, enfatiza.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas