O ex-registrador de imóveis da Comarca de Itapema, Guilherme Torquato de Figueiredo Valente, perdeu o cargo público na tarde desta segunda-feira. Em julgamento no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ele foi condenado nos dois processos administrativos que enfrentava. A decisão do TJ foi unânime e o único recurso possível agora é no Supremo Tribunal Federal.
Acusado de não fornecer informações, abusar da autoridade e impor dificuldades excessivas no encaminhamento dos registros, entre outras irregularidades, Valente foi afastado temporariamente do cargo pela Corregedoria-Geral da Justiça, em setembro de 2012. Desde então quem está à frente do Registro municipal é um interventor designado pela Corregedoria, que deve permanecer na função até que um concurso público defina o novo titular do cartório.
O ex-oficial de Registros também responde a um processo penal, ainda sem data para ser julgado, por suposta concussão (crime contra a administração pública, em que se exige para si ou para outra pessoa, dinheiro ou vantagem indevida em razão da função).
Guilherme Valente não foi localizado pela reportagem do Sol Diário ara comentar a decisão do TJ.
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
Fonte:O SOL DIÁRIO