Secretaria de Saúde e Saneamento se mobiliza no combate a AIDS.
HIV/AIDS tem causado um grande impacto na sociedade contemporânea, tanto como uma doença quanto como uma forma de discriminação. A doença também gera impactos econômicos significativos. Há muitos equívocos sobre HIV/AIDS, tais como a crença de que ela pode ser transmitida pelo contato casual, não-sexual. A doença também se tornou sujeita a muitas controvérsias envolvendo as religiões, além de ter atraído a atenção médica e politica internacional desde que foi identificada em 1980.
A AIDS é o estágio mais avançado da doença, que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, causada pelo vírus do HIV. O vírus ataca nosso organismo tornando-o mais vulnerável a diversas doenças, desde um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer, prejudicando, ainda, seu tratamento.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, através da Enfermeira Lucimar Guimarães, saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por esta razão, recomendamos fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre preservativo.
No dia 19/12/2013, Bombinhas mobilizou-se contra Aids, foram realizados cinco pedágios pelas Agentes Comunitárias de Saúde, nas principais avenidas do Município, informando aos usuários sobre a Prevenção da Aids, e distribuindo 18 mil preservativos masculinos, femininos e panfletos explicativos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas