Atividade apresentou o diagnóstico do setor na cidade.
Representantes do Poder Executivo, Legislativo, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil organizada participaram na noite desta quinta-feira (06/02) da Audiência Pública sobre o diagnóstico do Saneamento Básico em Itapema. A atividade integra as ações para a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico e dos Planos Municipais de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS).
Na abertura da audiência, o Presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Leonardo Nunes, que mediou os debates, enfatizou a importância de se discutir o tema. O Plano Municipal de Saneamento Básico abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, limpeza urbana e a drenagem e manejo das águas fluviais. Já o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos descreve as ações referentes a segregação, coleta, manipulação, transporte e armazenamento dos resíduos, explicou Leonardo Nunes.
Em seguida, foi apresentado o diagnóstico do Saneamento Básico em Itapema. Dentre as características analisadas estavam o esgotamento sanitário, drenagem urbana, resíduos sólidos e abastecimento de água. Os participantes puderam tirar dúvidas e ainda apresentar sugestões e propostas que poderão ser incluídas no documento. Esta audiência é uma das etapas para a elaboração do Plano e a participação da comunidade, além de todo o levantamento de dados, contribui na identificação da realidade local e assim nas ações que deverão ser implantadas no município, explicou um dos engenheiros responsáveis pelo Plano, Rafael Salvador.
A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico tem a participação do Grupo Técnico Executivo, composto por cinco representantes do poder público e sete representantes de entidades não governamentais. A próxima etapa será a audiência para apresentação do prognóstico, onde serão elencadas as metas e ações a serem desenvolvidas no saneamento em Itapema.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema