Meninas de 11 a 13 anos são alvo de campanha nacional.
Por determinação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, a Secretaria de Saúde de Itapema, inicia na próxima segunda-feira (10/03) a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). O Ministério da Saúde adotou a vacina quadrivalente contra HPV que confere proteção contra HPV de baixo risco (6 e 11) e de alto risco (16 e 18). A campanha, introduzida este ano no Sistema Único de Saúde (SUS), terá data inicial no dia 10 de março e após este período, ficará no calendário básico de vacinação na faixa etária estipulada. A vacina será disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Ensino. A estratégia de vacinação desta campanha será na Rede de Ensino, todas as escolas de Itapema serão contempladas, tanto Municipais, Estaduais e Particulares.
A população alvo da vacinação é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias anos, no ano de introdução da vacina (2014). O esquema vacinal terá três doses, a primeira em março, a segunda 6 meses após a primeira aplicação e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, a vacina será ofertada para mais de mil meninas. Reforçamos que a vacina chegará aos poucos durante todo o mês de março, então, orientamos aos pais, para aguardar a data de vacinação na escola, pois agendaremos conforme o quantitativo ofertado pelo Estado e todas as Escolas serão contempladas, explicou Richelle Caroline dos Santos. A Enfermeira ressaltou ainda que a vacina na escola será pré-agendada e terá um termo de recusa caso os pais não aceitem a aplicação na escola, já nas UBS a autorização dos pais, não se faz necessária. Toda adolescente que já tem carteira de vacinação deve levar este documento no dia da aplicação.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema