O sistema de coleta de coleta seletiva de Porto Belo retirou 12,8% de materiais reciclados a mais que março. No comparativo com o primeiro mês de implantação do novo modelo, foram recolhidas 3,1 toneladas a mais. O caminhão da empresa Mais Eco retirou 27.650 quilos de materiais como plástico, papelão e embalagens das ruas em abril. Em março a coleta tinha atingido 24.500 quilos.
Os primeiros números do novo sistema de coleta seletiva de Porto Belo são animadores. A adesão dos moradores da cidade ao projeto é considerada satisfatória. Em 60 dias boa parte da população já está familiarizada com os tipos de materiais que podem ser reciclados e também com o cronograma do caminhão, que percorre todos os bairros do município.
Um dos motivos para o crescimento na quantidade de materiais que deixaram de ser despejados no meio ambiente é a conscientização. Além do material desenvolvido para a campanha, a Prefeitura de Porto Belo, por meio da Famap (Fundação de Meio Ambiente) e Mais Eco fecharam parceria com a empresa Tetra Pack. A fabricante de embalagens destinou 5.000 exemplares de material de divulgação confeccionados em papel reciclado.
O prefeito Evaldo Guerreiro destaca a importância da população no processo de preservação da natureza. “Todo esse material ia parar no meio ambiente, mesmo que descartado em aterro sanitário. Agora, será reaproveitado. Isso só é possível porque nossa população é parceira nesse projeto”, comemorou o prefeito.
Prefeitura Municipal de Porto Belo