O Mapeamento das Áreas de Risco no município foi tema de debate na Defesa Civil de Itapema. A atividade realizada na noite desta segunda-feira (19/05) reuniu representantes da comunidade e do Poder Público para discutir sobre as ações de prevenção e monitoramento na cidade.
Durante o encontro, a consultora técnica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da UFSC, Mari Angela Machado, apresentou o estudo já realizado na cidade. Itapema integrou os 821 municípios que passaram pelo mapeamento. O estudo técnico contabilizou cinco setores considerados de risco, explicou Mari Angela Machado.
Além de conhecer os dados da pesquisa, a comunidade também pode esclarecer dúvidas sobre as áreas de risco e elencar novos pontos para o mapeamento. Este foi um momento de sensibilização para que a comunidade contribua com este levantamento e aponte novas áreas de cada bairro, afirmou o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta.
O Prefeito Rodrigo Bolinha participou do encontro e acompanhou a apresentação do estudo. Só conseguimos minimizar os efeitos dos fenômenos naturais com o trabalho de prevenção que precisa ser constante. Este tem sido o foco da Defesa Civil, a prevenção. Trabalhamos no ano passado na reestruturação da Defesa Civil e agora vamos além, com o mapeamento fornecido pela consultoria técnica. Intensificamos diversas ações, como por exemplo, o desassoreamento de rios e instalação de sete pluviômetros que monitoram a quantidade de chuvas em toda a cidade, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema