Porto Belo terá uma edição do projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, do Sesc. A apresentação ocorre às 18h desde domingo, na Câmara de Vereadores. Com o tema Tambores e Batuques, Alabê Ôni circula o estado com o projeto que traz a tradição oral e o tambor como elemento fundamental. O Sonora Brasil percorre 14 cidades catarinenses desde maio. Porto Belo encerra o circuito.
Formado especialmente para o projeto, o grupo é integrado pelos músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Pingo Borel e Kako Xavier, pesquisadores da cultura negra, que se dedicam à recuperação da história do tambor de sopapo – o Grande Tambor, originário da região das charqueadas de Pelotas e desaparecido do contexto da tradição oral. O grupo traz um repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes, manifestações da cultura negra gaúcha ligadas à tradição religiosa.
O Sonora Brasil desenvolve programações identificadas com a história da música no país. No biênio 2013/2014, o projeto chega a sua 16 edição, com os temas Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Em 2013, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto o segundo seguiu pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2014, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.
Sonora Brasil: Alabê Ôni
Quando: 01 de Junho (domingo)
Horário: 18h
Onde: Câmara de Vereadores de Porto Belo (Rua Gualberto Leal Nunes, n 330 Centro Porto Belo)
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Informações: 3369-8969, na Fundação da Cultura de Porto Belo, ou (48) 3263-6963 / 9112-2369 ou sesclertijucas@sesc-sc.com.br
Prefeitura Municipal de Porto Belo