Representantes do Poder Executivo, Legislativo, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil organizada participaram na noite desta quarta-feira (25/06) da Audiência Pública de apresentação da Versão Preliminar do Plano Municipal de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos.
Durante a reunião, os técnicos da empresa responsável pelo estudo relembram pontos importantes do diagnóstico e detalharam as propostas de curto, médio e longo prazo, contidas no prognóstico. Quando estabelecemos um planejamento formamos três cenários possíveis, o tendencial (continuação das ações), realizável (propostas a serem implantadas) e o ideal (atendimento em todo o município), explicou o Engenheiro Pablo Rodrigues Cunha.
A partir do estudo de progressão do crescimento populacional, a versão preliminar apresentada na audiência também definiu ações e metas dos programas propostos para serem implantados nos próximos anos. Dentre os temas foram abordados no documento estavam o esgotamento sanitário, drenagem urbana, resíduos sólidos e abastecimento de água.
A audiência também contou com a participação do Engenheiro da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Edward Brambilla Marcelino, que realizou uma apresentação sobre Emissário submarino. Além de conhecer mais sobre estas experiências já realizadas em outras cidades, a população também pode sugerir novas propostas ao Plano, afirmou o Presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), que coordenou a audiência, Leonardo Nunes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema