Projeto alia música e reciclagem no CRAS

Projeto alia música e reciclagem no CRAS

Instrumentos musicais são construídos com material reciclável.

Crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itapema estão aprendendo a produzir e tocar os próprios instrumentos musicais. O projeto Construindo Sons busca conscientizar os alunos a transformarem objetos, que antes pareciam não terem mais utilidade, em um novo recurso musical.

Pedaços de cano que antes iriam para o lixo, agora ganham um novo formato. Com apenas alguns furos se transformam em uma flauta, emitindo sons de forma idêntica. O mesmo processo pode ser feito com tambores de papelão, latinhas de refrigerantes e tantos outros objetos.

Os pequenos também são orientados sobre importância de proteger o meio ambiente. Em apenas dois meses de projeto já percebemos um grande interesse por parte de cada aluno. Eles ficam encantados em construir instrumento como um tambor, reutilizando um barril, contou o professor Paulo Rogério Costa Machado.

Para a Coordenadora do CRAS, Maria Tereza Martinez, o projeto tem como intuito conscientizar os alunos de forma divertida e dinâmica. Nosso objetivo é dar a chance para que os jovens saibam como cuidar do meio ambiente, por meio da reutilização dos materiais recicláveis. Tudo é feito de uma maneira simples, ensinando também sobre arte, criando sons e descobrindo a possibilidade do refazer, afirmou a Coordenadora.

O projeto Construindo Sons foi selecionado através do edital do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapema (COMDICAI), financiado pelos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. As aulas acontecem toda quarta e quinta-feira, no período matutino e vespertino, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Mais informações do projeto pelo telefone (47) 3267-1481.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema