Como um dos primeiros municípios da região a ter o estudo concluído, a Prefeitura de Itapema, por meio do Departamento da Defesa Civil, recebeu na noite de segunda-feira (14/07) o resultado do mapeamento das áreas de risco. O trabalho foi realizado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e foi coordenado pela equipe do CENAD, Andressa Della Justina, Engenheira de Recursos Hídricos e pelo Assistente Técnico, Mateus Medeiros. Mostramos para os presentes em detalhes todo o processo do trabalho realizado, bem como o mapeamento que foi feito e o que aborda todas as etapas realizadas, como a identificação e o levantamento de dados das áreas mapeadas, comentou Andressa.
No total, foram mapeadas cinco áreas consideradas de alto risco e muito alto risco. Nosso objetivo após esse mapeamento, é que a população evite construir nessas áreas e que os dados contribuem com o trabalho da Defesa Civil de Itapema na prevenção, ressaltou Andressa.
O Diretor da Defesa Civil de Itapema, Moisés Cesar Filho Motta (Cabo Motta), também apresentou um levantamento dos desastres que já ocorreram em nosso Estado e as ações de prevenção realizadas em Itapema. Desde o ano passado estamos trabalhando intensamente com orientação e atendimento a comunidade em áreas consideradas de risco, mutirão de limpeza e desassoreamento de rios. Com os dados vamos intensificar estas ações preventivas constantes. Uma prioridade do Prefeito Rodrigo Bolinha no atendimento de toda a nossa comunidade, afirmou Cabo Motta.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema