Estudo será realizado com a participação da comunidade e integrando toda a região.
O Prefeito Rodrigo Bolinha assinou nesta semana o convênio para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. O estudo realizado em parceria com a Associação da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) será elaborado integrando as realidades dos municípios da região, por meio da cooperação técnica e financeira regional. Esse documento deverá apresentar as diretrizes e ações relativos à mobilidade urbana para os próximos dez anos. A assinatura aconteceu na tarde da última terça-feira (29/07) no gabinete do Prefeito de Itapema e foi acompanhada pelo Secretário Executivo da AMFRI, Célio José Bernardino.
Para a elaboração do Plano de Mobilidade estão previstas quatro fases de trabalho, desde a mobilização, pesquisa de campo, diagnóstico até a elaboração das propostas e a minuta da Lei. O objetivo é estabelecer as políticas de mobilidade urbana, priorizando a promoção da cidadania, inclusão social e a acessibilidade. Todo trabalho será desenvolvido pela empresa vencedora da licitação, com apoio dos técnicos da AMFRI e da Prefeitura de Itapema, além da participação da comunidade.
A participação de Itapema na elaboração do plano reforça ainda mais a importância desse estudo integrado. Vamos estabelecer as prioridades de cada um dos municípios sem esquecer as características da região como um todo. Além disso, contaremos com ampla participação da comunidade na elaboração das propostas e diretrizes, explicou o Secretário Executivo da AMFRI, Célio José Bernardino.
Durante a assinatura, o Prefeito Rodrigo Bolinha destacou a importância de desenvolver um Plano de Mobilidade urbana com a projeção de crescimento de Itapema e integrando as cidades da região da Costa Esmeralda. Itapema é uma cidade que precisa crescer bem planejada, atendendo as expectativas das pessoas e melhorando a qualidade de vida de todos. Uma cidade de verdade se faz para as pessoas e o crescimento ordenado, com direcionamento correto, e o que garante uma cidade melhor e em constante desenvolvimento. Mobilidade reflete diretamente no dia a dia da cidade e no bem estar das pessoas. Temos que planejar as ações em mobilidade levando em conta também as interferências e os movimentos migratórios, por isso a integração entre as cidade nesse estudo será tão importante. Vamos, juntos com a comunidade, estabelecer prioridades que atendam a nossa realidade, sem esquecer o contexto da nossa região. Esse é mais um grande passo que estamos dando na construção de uma nova cidade com um futuro melhor para todos, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema