No decorrer do ano vários cursos de formação continuada são oferecidos em Bombinhas e na sede da Amfri.
No dia 13 de agosto os professores bombinenses e diretores da Secretaria de Educação, iniciaram a capacitação de deficiência intelectual, que se estenderá até 17 de setembro, todas as quartas-feiras. O curso é realizado na Associação dos Município da Foz do Rio Itajaí Amfri, pela professora Doutora Marina Corbetta, com o objetivo qualificar o professor com sugestões de atividades que contribuam para a elaboração conceitual do educando. E ainda, propor situações e vivências que ampliem as condições para atuar com o aluno dentro e fora do ambiente escolar, considerando suas especificidades, e procurando minimizar as barreiras que dificultam a aprendizagem para autonomia e independência na vida social.
Partindo do pressuposto que a formação qualifica o professor em suas atividades diárias, acontece, ainda, às terças-feiras a noite, no Auditório Solange Maria da Silva, na Prefeitura de Bombinhas, o curso de Flexibilização Curricular, que expande o entendimento do professor quanto a adequação dos conteúdos pré estabelecidos ao aluno da educação especial. Este curso é ministrado pela professora Mestre Edite Sehnem e a realização é da Associação de Pai e Alunos dos Excepcionais APAE, em parceria com a Secretaria de Educação. Para o mês de setembro a previsão é de mais duas capacitações no âmbito da educação especial: Braille e Libras.
A diretora de Inclusão Social, Rosângela Boeno, chamada carinhosamente por Rô e também especialista em Contação de Histórias, explica que a participação dos professores nos cursos oferecidos é opcional, mas, na realidade é uma forma que de o setor público oferecer a oportunidade da formação continuada aos profissionais que trabalham na rede. É gratificante quando percebemos o compromisso e a determinação dos profissionais da educação que buscam qualificação em prol de uma educação de excelência, enfatiza Rô.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas