Atos de vandalismo e a necessidade de oferecer uma melhor estrutura para os frequentadores do Parque das Capivaras em Itapema, fizeram com que a Fundação Ambiental Área Costeira (Faaci) repensasse o horário de funcionamento do local que é uma das duas reservas ecológicas da cidade. Também será apresentado um projeto para revitalização da área, com a colocação de decks, calçadas, bancos e estrutura de acessibilidade.
A intenção da Faaci é que, após serem feitas melhorias no parque, o horário de visitação seja restrito das 8h às 18h. Atualmente o local fica aberto 24h e não há qualquer tipo de segurança que faça o monitoramento. O presidente da Faaci, Leonardo Nunes, argumenta também que não existe uma estrutura para que o parque possa ser fechado.
O local fica aberto 24 horas e acaba tendo essas ações de vandalismo. Paramos a colocação de uma cerca em função desse projeto de revitalização que devemos apresentar até o início do próximo mês explica Nunes.
O presidente diz ainda que são feitas manutenções regulares no parque, mas que o novo projeto dará uma nova cara ao lugar. A apresentação será feita ao Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon) de Itapema, em busca de uma parceria para tirá-lo do papel. A ideia é que o órgão forneça os materiais e a prefeitura faça a obra. Depois da aprovação, a previsão da fundação é que os trabalhos sejam concluídos em 60 dias.
Essas melhorias vão dar uma estrutura de parque. Queremos reabri-lo para todos os turistas e moradores antes da temporada reforça Nunes.
Sede dos Escoteiros já foi arrombada quatro vezes
Apesar da Fundação Ambiental Área Costeira (Faaci) afirmar que os casos de vandalismo no Parque das Capivaras em Itapema são pontuais, no último fim de semana duas ações de vândalos foram registradas. Uma delas foi na sede do Grupo de Escoteiros Costa Esmeralda, que já foi arrombada quatro vezes.
De acordo com o diretor presidente dos escoteiros da cidade, Ivanor de Souza, o contêiner que abriga a sede teve a porta arrombada, mas nada foi levado desta vez. Segundo ele, em outras ocasiões, os vândalos depredaram e roubaram objetos, além de já terem colocado fogo no local, queimando todos os pertences do grupo.
Isso já aconteceu várias vezes, em uma delas quem roubou estava vendendo os objetos do grupo em Itajaí e foi pego pela polícia lembra.
Além da sede dos escoteiros, um dos cabos de aço que sustenta a ponte de madeira do local foi quebrado no fim de semana. A suspeita é de que motociclistas teriam atravessado a ponte que é exclusiva para pessoas e causado o dano. Souza explica que, além do vandalismo, o parque é ponto para consumo de drogas.
Tem bastante vandalismo e os usuários de drogas estão sempre no parque, mas nunca registramos agressões explica.
O grupo de escoteiros de Itapema possui um convênio com a prefeitura desde 2012, que cede um local no parque para que eles desenvolvam suas atividades. Em contrapartida, o grupo faz a limpeza da área de 42 mil m e ajuda no monitoramento.
Esse projeto de revitalização será muito bom, pois vai torná-lo um ponto turístico para a cidade argumenta Souza.
O Parque das Capivaras
Área: 42 mil m
Localização: Avenida Nereu Ramos, 5.700, bairro Meia Praia, próximo à divisa com Porto Belo
Atrações: Inaugurado em setembro de 2012, o parque é uma das duas reservas ambientais da cidade e ganhou esse nome por abrigar cerca de 70 capivaras catalogadas na época. Hoje em dia ainda é possível observar alguns animais, que estão retornando ao local. Espécies de pássaros também podem ser encontradas no parque.
Como chegar: Siga pela Meia Praia, até o final da Avenida Nereu Ramos. O parque fica à direita Se vier pela BR-101, entre pelo último acesso à cidade, atravesse o túnel e siga pela Avenida Nereu Ramos.
Fotos: Marcos Porto / Agencia RBS
Fonte: O SOL DIÁRIO – Maikeli Alves