Ações para a diminuição de riscos de enchentes e inundações foram tema da reunião dos coordenadores municipais da Defesa Civil. A dragagem do rio Perequê é uma das ações apontadas como solução.
O serviço de desassoreamento, alargamento ou escavação de material do fundo do rio Perequê é uma das principais soluções que a Defesa Civil aponta para a diminuição dos riscos na região. “A dragagem do rio é uma das ações que cumpre nosso objetivo de diminuir riscos”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Porto Belo, André da Silva.
A dragagem do Rio Perequê traria maior vazão de água, segundo o coordenador. “Maior vazão de água para baía de Porto Belo significa diminuição dos riscos de enchente e inundação, além de reduzir a poluição,” explica André.
Um estudo ambiental será necessário para o desenvolvimento de um projeto de dragagem do rio. “O próximo passo é buscar apoio das Fundações de Meio Ambiente, tanto de Itapema como de Porto Belo, pois estamos falando de um rio intermunicipal e o interesse ambiental é grande num projeto como este,” adianta André.
Outro assunto discutido no encontro dos coordenadores da Defesa Civil foi a importância do apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional SDR para a criação e desenvolvimento do projeto. “Definimos que iremos buscar o apoio da SDR porque o rio é intermunicipal e precisamos de soluções conjuntas”. A data para reunião com a SDR será definida, em breve.
Prefeitura Municipal de Porto Belo