Secretaria de Educação entrega dois notebooks a alunas com deficiência visual da EBM Edith Willecke.
Na primeira semana do mês de setembro foi entregue dois notebooks Livro Acessível, à escola Básica Municipal Edith Willecke, para uso exclusivo das alunas com deficiência visual, durante o período de aula. A escola possui duas alunas com resíduo visual, ou seja, não totalmente cegas, a Isadora Mafra, do 8 ano, e Jaqueline Rosa do 9 ano. Ambas agora possuem esta ferramenta para auxiliar no aprendizado e facilitar as atividades.
As meninas podem acessá-los no laboratório de informática, ou utilizá-los em sala de aula normalmente. São auxiliadas pelos monitores Aline Balbino dos Santos e Thiago Isaias da Cruz.
Os notebooks foram enviados pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Secadi, e contém programas instalados específicos para alunos com alguma necessidade especial. Entre eles os Programas HeadMouse, Mecdaisy, Dosvox e o Rata Plaphoons, sendo o O Dosvox o específico para cegos, já que permite a utilização do microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, o que traz ao aluno um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
O HeadMouse, é um programa gratuito que substitui o mouse convencional, permite o controle do cursor através de movimentos da cabeça, foi especialmente projetado para uso por pessoas tetraplégicas ou mobilidade reduzida. O Mecdaisy é uma solução tecnológica que permite a produção de livros em formato digital acessível, tanto gravado quanto sintetizado. Este padrão facilita a navegação pelo texto, permite a reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos. Ainda, possibilita anexar anotações aos arquivos do livro, exportar o texto para impressão em Braille, bem como a leitura em caractere ampliado.
O Rata Plaphoons, é um programa para deficientes físicos que não são capazes de controlar o mouse do computador.
O secretário de Educação, Alexandre André dos Santos, fez questão de ir pessoalmente entregar os computadores às alunas, explica que o objetivo é proporcionar o avanço cognitivo através de inovações tecnológicas. O compromisso com a educação especial se materializa em ações como estas, enfatiza o secretário.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas