Orientações forma direcionadas aos profissionais do Atendimento Educacional Especializado.
Professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) de Itapema e região participaram nessa terça-feira (09/09) de uma Capacitação Continuada com o objetivo de qualificar e propor atividades que contribuem para elaboração conceitual do educando. A atividade contou com a palestrante e psicóloga, Marina Corbetta Benedette.
Além de proporcionar ao professor maiores condições para atuar com o educando dentro e fora do ambiente escolar, considerando suas especificidades, a capacitação também tratou de situações vivenciais no cotidiano. Dentre as orientações estavam a organização do pensamento e de como agir para minimizar as barreiras que dificultam a aprendizagem, garantindo assim a autonomia e independência da criança especial na sua vida social.
A Diretora De Educação Inclusiva, Maria da Graça Evaristo, também fez parte da capacitação e ressaltou alguns pontos importantes. “Para o profissional que trabalha com AEE, é uma ótima oportunidade de aprender ainda mais, para melhorar o atendimento Educacional Especializado. Conhecer melhor a criança, planejar de acordo com a necessidade dela, foram alguns pontos abordados na atividade de grande contribuição para os professores”, afirma a Diretora Maria da Graça Evaristo.
“Nós vimos a necessidade de aperfeiçoar o professor do AEE, já que dentro da escola ele é o referencial da Educação Especial, que irá direcionar a equipe pedagógica, por isso a importância de estar bem formado”, contou a Coordenadora de Educação Inclusiva, Marisangela Gonzaga.
As orientações, que iniciaram no mês de Agosto, terminam agora em Setembro com seis encontros. Ao todo 60 profissionais participam da atividade. A Capacitação Continuada é uma promoção da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) com o Grupo de Trabalho dos Profissionais que Atuam com Sala de AEE (GT).
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema