Abuso e exploração sexual são assuntos sérios, porém é com humor que o tema é abordado para alertar a comunidade de Porto Belo. É por meio do teatro que a campanha contra o abuso e exploração sexual infanto juvenil da Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS, chega ao município. O objetivo da ação é a prevenção porque a peça de teatro ajuda a identificar e mostra como proceder para se proteger de violência sexual.
A peça teatral infantil “Vim Ver Maria” será apresentada nos dias 29 e 30 (segunda e terça-feira) no espaço do salão paroquial senhor Bom Jesus dos Aflitos, na avenida Governador Celso Ramos, Centro (em frente ao Porto dos Piratas). Toda a comunidade pode assistir ao espetáculo que terá dois horários de apresentação, sendo às 8h30 e às 13h30. O teatro mostra a realidade do abuso sexual para crianças, de uma maneira direta, com humor, orientando sobre o tema.
A coordenadora do CREAS, Lilian Mazurek Meyer, informa que alunos de seis a 10 anos das escolas municipais estão sendo convidados a assistir o espetáculo. “Alunos das escolas Nair Rebelo dos Santos, Olinda Peixoto e Catarina Benedita Guerreiro devem assistir a peça de teatro e estamos trabalhando para trazer alunos de escolas do interior também porque é muito importante que as crianças aprendam a se defender e até a identificar o abuso sexual”, defende.
A peça ‘Vim Ver Maria’ tem duração de 45 minutos e mostra a convivência de uma família, em que Maria, filha mais nova é vítima de um abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais. Dentro dessa narrativa o grupo Soarte desenvolve algumas situações e sentimentos que a criança vive quando passa por essa situação, como o medo, a vergonha, e em seguida as atitudes que irão levar ela a enfrentar a situação e denunciar.
Mesmo sendo um espetáculo infantil toda a comunidade está sendo convidada a participar da ação, como pais e professores porque a arte engrandece o desenvolvimento humano, além desta peça, especificamente, abordar ações preventivas contra a violência sexual.
Mais Informações: (47) 3369 5816 I CREAS de Porto Belo
Prefeitura Municipal de Porto Belo