Na tarde de 25 de setembro, os alunos dos dois oitavos anos da Escola Básica Municipal Edith Willecke, acompanhados pelo professor Nicésio Delfino e a diretora Silvana Leone, foram ao Centro de Treinamento de Cães Guia do Instituto Federal, em Camboriú. O objetivo da visita foi conhecer o projeto de treinamento e estabelecer o primeiro contato da aluna Isadora Mafra, com a instituição, que permitirá a ela um futuro mais independente.
Os colegas de turma além de incentivar a amiga, que possui apenas visão residual, voltaram emocionados com a relação estabelecida entre Isadora, os animais e o instituto. A diretora Silvana conta que a relação de respeito às individualidades é normal na unidade escolar, que possui duas alunas deficientes visuais, mas com o estreitamento sentimental, proporcionado pela atividade ampliou a valorização do ser humano, por parte de todos. Foi um encontro, uma verdadeira aula de emoções, sentimentos, conhecimentos e igualdades, enfatiza a diretora.
O agendamento ao instituto foi realizado, ainda, no primeiro semestre e há duas semanas confirmado pelos diretores do Centro de Treinamento. Mesmo sem integrar a celebração da Semana de Ação Mundial do Direito à Educação Inclusiva, a atividade acabou acontecendo, justamente, durante estes dias.
Entre os conhecimentos adquiridos, os estudantes descobriram que é o cão guia que escolhe seu dono, que é preciso ter 18 anos para se candidatar a ser escolhido por um deles, que a instituição presta este serviço gratuitamente e ainda, assistiram a um adestramento.
Atualmente existe uma fila de espera para ter um cão guia, e as inscrições abrem no ano de 2015. A escola assumiu compromisso com Isadora em realizar seu cadastramento no próximo ano, mesmo ela tendo apenas 13 anos, já que a fila de espera é grande e nacional.
A segunda aluna portadora de deficiência visual não quis conhecer o projeto, e teve seu posicionamento respeitado pela escola.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas