A Secretaria de Saúde recebeu uma visita especial. Representantes da Associação Brasileira dos Portadores de Câncer (AMUCC) estiveram reunidas juntamente com o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, e com a Diretora da Atenção Básica, Elaine Cristina Pessoa de Jesus, para discutir ações sobre a Rede de Controle do Câncer em Santa Catarina.
O tema teve como principal objetivo alertar sobre a quantidade de mulheres que possuem câncer e acabam descobrindo muito tarde, quando já se está em um estágio avançando. Segundo a Voluntária e Vice Presidente da AMUCC, Ronilda Maria Vieira, a associação está com um projeto de construir três eixos na Atenção Básica. “Queremos que tenha um fluxo de atendimentos da Atenção Básica para que caso as mulheres tenham algum tipo de câncer, possam ter o diagnóstico o mais cedo possível, e que também tenha uma busca ativa das UBS para que essas não precisem ir atrás do exame, mas que os postos vão atrás dela. Por último, ressaltamos a qualidade que deve ter a mamografia, pela importância que é este procedimento”, afirmou Ronilda.
Segundo o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, mesmo recebendo a notícia do Ministério da Saúde que haveria redução na cota de mamografias, o município através da Secretaria de Saúde continuará mantendo o serviço para prevenir as mulheres de meia idade. “Estamos trabalhando para que o método de abordagem e a prevenção do Câncer de mama e do colo de útero seja uma realidade em Itapema. Além disso, cobrimos já a partir dos 40 anos de idade a realização do exame da mamografia, quando a idade preconizada pelo SUS somente dos 50 aos 69 anos. Uma estratégia em saúde do Governo Rodrigo Bolinha que mostra o cuidado que temos com as mulheres”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema