Com o fim do mês de Setembro, a Secretaria de Saúde de Itapema encerrou as ações contra o HPV nas escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular de Itapema. A vacinação desta vez era destinada as jovens entre 11 e 13 anos 11 meses e 29 dias anos, que receberam a primeira dose da vacina no início da Campanha, em Março deste ano.
Segundo o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, quem não se vacinou nas escolas, pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para receber a segunda dose, sempre lembrando que é necessário levar a carteira de vacinação. “A imunização nas Unidades de Ensino encerrou, porém a vacina continuará sendo oferecida em todas as UBS do município como calendário de rotina. É muito importante que as meninas que receberam a primeira dose também recebam a segunda, para que quando forem receber a última dose, cinco anos após a primeira, estejam totalmente protegidas e tenham a imunização completa”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos, aproveitou para ressaltar que a vacina é segura e muito eficaz para prevenir o câncer do colo do útero. “Se compararmos o número de meninas que tiveram algum tipo de reação com a quantidade total das que foram vacinadas, podemos perceber que o número é muito baixo. São casos isolados e que não pode ser atribuídos a vacina contra o HPV, pois podem acontecer com qualquer outro tipo de produto imunobiológico, como as demais vacinas e medicamentos”, explicou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV que está sendo distribuída pelo SUS é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no Brasil. Lembrando que para receber a imunização na UBS, é necessário levar a carteira de vacinação.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema