Gabriel Luciano Catarina, de apenas 3 anos, pode ouvir sua família pela primeira vez.
Pela primeira vez em 52 anos de Itapema foi realizado um implante coclear em um paciente do município pela rede pública. A ação demonstra o avanço do Governo Municipal em todas as áreas de atendimento à comunidade e só foi possível graças aos encaminhamentos feitos pelas equipes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde.
Gabriel Luciano Catarina, de apenas três anos, morador do bairro Ilhota, nasceu com encefalopatia, baixa visão severa e com déficit auditivo grave. Com o implante coclear ele finalmente conseguirá ouvir os sons e poderá usar um dos principais sentidos do ser humano, a audição.
O pequeno guerreiro recebe atendimento diferenciado em tempo integral no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ilhota com uma professora auxiliar, contribuindo no processo de desenvolvimento. Além disso, ele também é acompanhado pela equipe da Secretaria de Saúde que realizou todos os encaminhamentos para que fosse feito o implante coclear.
“Temos acompanhado toda trajetória de atendimento de Gabriel juntamente com os pais, avós, profissionais da saúde e educadores. A Secretaria de Educação com a Secretaria de Saúde buscam parcerias no que se refere ao auxilio à família. Acreditamos que com o aparelho implantado Gabriel gradativamente tenha uma nova visão do mundo em que vive”, contou a Diretora de Educação Inclusiva, Maria da Graça Evaristo.
A equipe de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação juntamente com a professora articuladora do CMEI Ilhota acompanhou o aluno para o próximo passo do implante coclear. Gabriel já havia feito a cirurgia no início de Setembro e na tarde desta terça-feira (07/10), foi feito a ativação dos eletrodos, onde ele pode ouvir pela primeira vez. “Foi um momento de muita emoção, além de acompanhar pedagogicamente, presenciamos em um dos passos mais importantes de sua vida, finalmente escutar os sons” contou a Coordenadora de Educação Inclusiva Marisangela Gonzaga.
Segundo a avó de Gabriel, Dona Maria de Lourdes Lopes, o município foi sempre muito cauteloso e atencioso. “Desde o início do acompanhamento do Gabriel, sempre que precisamos levá-lo a algum lugar, o município de Itapema estava presente e nos garantia um transporte excelente. Os motoristas que nos acompanham são sempre muito atenciosos, não podemos reclamar de nada. Agradeço mesmo de coração a todos que fizeram parte dessa conquista, desde a equipe das escolas, motoristas, até os médicos daqui e do estado, pois o atendimento e a ajuda que recebemos desde o início é de agradecer a Deus”, disse emocionada a avó do menino.
Comemorando o sucesso do implante, o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, aproveitou o momento para comentar o caso. “O Gabriel foi um menino muito especial do nosso município que passou pelas nossas mãos. O sentimento de ajudar alguém a poder escutar pela primeira vez foi gratificante. Acompanhamos ele desde o início e demos suporte total para que todo o processo fosse realizado de forma adequada e que o resultado do implante fosse este, de emoção para todos nós e principalmente aos familiares”, declarou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema