Pescadores e profissionais de turismo no mar de Porto Belo receberam na manhã da sexta-feira, 10, certificados de conclusão do Curso Especial de Segurança e Embarcações de Passageiros ESEP. No total, são 29 profissionais que agora estão aptos a fazer transporte de passageiros com segurança.
O curso foi ofertado gratuitamente devido a uma parceria firmada entre a Secretaria de Pesca e Aquicultura de Porto Belo e a Capitania dos Portos. As aulas tiveram início no último dia 29 e terminaram no dia 3 de outubro, completando às 38h/aula.
O capitão tenente Valdecir Alves da Silva, coordenador do curso da Capitania dos Portos, informa que a capacitação credencia o aquaviário do grupo de pesca a poder desempenhar a atividade de embarcações de transporte de passageiros. “O caráter especial do curso é principalmente no trato com passageiros em situações atípicas, como incidentes no mar”, destaca.
Lucas Fenoy, 29 anos, trabalha exclusivamente com embarcações de transporte de passageiros e disse que este é o terceiro curso de capacitação que conclui. “É importante estar estudando para melhorar e selecionar o profissional que trabalha com turismo no mar,” comenta.
Osmar Henrique Nunes, 66 anos, acredita que o curso traz benefícios tanto para a área da pesca como para o turismo. “O que aprendi no curso posso usar tanto no trabalho com a pesca como para transportar passageiros,” festeja.
Rogério Reinaldo, 47 anos, proprietário de barcos que transportam turistas, comenta que as oportunidades para agregar valor ao trabalho são sempre muito bem-vindas. “Neste curso, especificamente, aproveitei pra conhecer sobre a legislação dessa área”, ressalta.
Cleber dos Santos, 31, é pescador artesanal e agora abriu um novo leque para oferecer serviço de transporte. “Pesco, principalmente, camarão há 13 anos e como pescador artesanal não tinha habilitação para o transporte de passageiros. Agora, vou trabalhar também nesse novo setor”, comemora.
O prefeito Evaldo Guerreiro, fez a entrega dos certificados aos pescadores e agradeceu o apoio da marinha do Brasil. “Parabenizo a todos que concluíram o curso e estão trabalhando para engrandecer os serviços de nossa cidade. Somamos agora 120 pessoas formadas nessa área que simboliza muito para Porto Belo”, analisa.
Fernando Amadeu Raulino, secretário de Pesca de Porto Belo, avalia que capacitar os trabalhadores para uma a atividade de transportes de turistas é de grande importância tanto para o pescador como para o turismo que se torna a principal fonte de renda para eles na temporada de verão. “É muito importante dar vez e voz ao pescador da nossa cidade. Precisamos valorizar cada vez mais esses profissionais que assumem dupla função num período do ano. Para aqueles que só trabalham com o transporte de turista também é válido o curso porque eles lidam diretamente com quem leva o nome de Porto Belo para todos os cantos do Brasil”, destaca.
Prefeitura Municipal de Porto Belo