Como parte das programações do Outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sertão do Trombudo e do Morretes, organizaram palestras especiais para as mulheres do nosso município, focadas no tema da violência doméstica.
Durante à tarde da quarta-feira (15/10), quem recebeu a palestra foi a UBS do Sertão do Trombudo. Um encontro foi promovido e contou com a participação de toda a equipe da Unidade que conversaram com cerca de 15 participantes, reforçando sobre a importância de fazer a denúncia.
“Hoje em dia, existe um número próprio para realizar esse tipo de denúncia contra a violência doméstica, que é o 180. Além disso, ressaltamos que a violência doméstica não se resume somente ao abuso sexual, e sim também a violência física e psicológica, por exemplo. Ainda frisamos para que procurem a delegacia ou até mesmo os postos de saúde que daremos apoio total a elas no que precisarem”, afirmou a Enfermeira do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), Sandra Soares Antunes.
Já na tarde desta quinta-feira (16/10), a Psicóloga no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Cláudia Maria Petri, esteve na Unidade do Morretes e reuniu gestantes, Enfermeiras e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), para abordarem um assunto muito importante, a violência contra a mulher.
Segundo a Psicóloga, o encontro teve como objetivo levantar temas relativos à violência contra as mulheres. “Essa é uma bandeira que tem de estar sempre levantada, no encontro, reforçamos essa mensagem. Falamos sobre os motivos dos quais muitas mulheres não se separam após sofrerem dessa violência, como por causa dos filhos, por exemplo. Tratamos também de como elas devem agir nesses casos, tudo para que se combata essa violência e para mostrar que há uma saída para elas”, disse a Psicóloga Cláudia Maria Petri.
O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, comentou as atividades e reforçou o propósito da campanha. “Essas ações visam cuidar das mulheres de um modo especial. O Outubro Rosa é para isso, alertar sobre a importância de prevenir possíveis doenças no futuro e ampará-las contra qualquer problema que possam ter. Durante todo o mês, estamos realizando várias ações nas UBS atingindo as mulheres da comunidade de Itapema, com ações preventivas e de orientações, nos comprometendo a sempre fazer o melhor trabalho possível”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema