Para garantir uma vaga na Escola Estadual Básica Anita Garibaldi moradores levaram cadeiras e vão passar a noite na fila em Itapema. As matrículas para novos alunos iniciam nesta segunda-feira em todo Estado, mas alguns pais estão desde a tarde deste domingo em frente à instituição.
A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) explicou, por meio da assessoria de imprensa, que a procura por vagas é maior em escolas centrais ou em determinados períodos, como o matutino. Por esse motivo, muitas vezes ocorre uma “disputa” pela vaga. Na região são atendidos mais de 30 mil alunos em 42 escolas e a mesma situação também ocorre na escola estadual Victor Meirelles, em Itajaí, conforme a secretaria.
No entanto, a SDR garante que não é necessário fazer filas para assegurar uma vaga aos novos alunos, já que todos deverão ser atendidos pela rede de ensino. O que pode ocorrer, segundo a assessoria, são os estudantes serem matriculados em um turno diferente do pretendido.
A secretaria informou ainda que no momento da matrícula é respeitado o zoneamento, portanto a prioridade são para estudantes do bairro onde está localizada a escola. As matrículas para novos alunos seguem abertas até o dia 10 de novembro.
Foto: Alex Ferrer / Especial
O SOL DIÁRIO