PORTO BELO – Crianças de Porto Belo são informadas e educadas para o trânsito

PORTO BELO – Crianças de Porto Belo são informadas e educadas para o trânsito

Um trânsito mais humano, respeito mútuo, solidariedade e valores são alguns objetivos do projeto ‘escolinha de trânsito’, desenvolvido pelo Departamento de Trânsito de Porto Belo, que percorre as escolas da cidade. Na segunda-feira, dia 10, os pequenos alunos do centro educacional Mundo Mágico tiveram a oportunidade de participar desse projeto. Cerca de 60 crianças estiveram envolvidas nas atividades que educam para o trânsito.

A Escolinha de trânsito oferece uma estrutura toda sinalizada composta por vias, placas de sinalização, faixa de pedestre, semáforos. As crianças, então, colocam em prática o que aprenderam numa etapa anterior, onde são exibidos fotos e vídeos com situações reais de trânsito, sempre acompanhado de instruções indicativas do que é correto ou não.

Rose Lucca, diretora de trânsito de Porto Belo, explica que na primeira etapa de orientações as instruções são repassadas para as crianças com a figura de um palhaço para facilitar o aprendizado. “Tudo inicia com orientações repassadas pela palhaça ‘fonfon’ que consegue de forma lúdica transmitir às leis básicas de trânsito. Depois elas percorrem esse circuito de trânsito para colocar em prática o que aprenderam,” esclarece.

Inicialmente, crianças de até seis anos estão participando da escolinha. Para Juain Guilherme Gonçalves, de apenas quatro anos, o aprendizado adquirido foi na relação entre carros e pedestres. “Quando tem pedestre na faixa tem que parar”, disse.

“Aprendi que não devemos atravessar a rua sem dar às mãos para o papai ou mamãe”, respondeu João Francisco Ventura, cinco anos. Para Julie, de cinco anos, a relação do trânsito com os animais foi o que mais chamou sua atenção. “Quando tem animais na rua, cachorro, gatos temos que parar o carro”.

Essa é a terceira escola a receber o projeto e até agora mais de 150 crianças já foram beneficiadas. Nesta quinta-feira, dia 12, a escolinha de trânsito estará informando os alunos do N. D. I. Augusto Bayer, no bairro Alto Perequê. “Alunos da escola do Araçá e também do NDI Estela Machado dos Santos, no Perequê já participaram da escolinha de trânsito e foi encantador”, avalia Rose.

“Queremos garantir o objetivo da escolinha que é fazer com que as crianças gravem o que aprenderam e depois cobrem dos pais”, destaca a diretora de trânsito. Para ela, a vivência na estrutura que simula o trânsito estimula os alunos para uma reflexão sobre seus comportamentos e também dos pais e adultos.

Prefeitura Municipal de Porto Belo