Fórum Municipal discute condição social da mulher e as formas de protegê-la da agressão.
Há cada duas horas uma mulher é vítima de violência doméstica no país. E para contribuir na mudança dessa realidade, a Prefeitura de Itapema, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou nesta terça-feira (25/11) o Fórum Municipal sobre Violência Contra a Mulher. O evento integrou as atividades da Semana da Não Violência contra à Mulher e contou com a participação dos representantes de diversas secretarias, da OAB e outros órgãos públicos.
Grazielle Zimmer é Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher afirma que a reunião foi primeiro passo para a organização desta rede. “O Fórum teve o objetivo de reunir os diversos setores públicos para a discussão da situação da mulher e a organização de uma rede de apoio”, explicou a Presidente.
Durante o fórum, foi realizada uma dinâmica orientada pela Assistente Social Maria Aparecida de Souza dos Reis, a Cida. Ela dividiu os participantes em quatro grupos e os instruiu a citar os lados bons e ruins de ser mulher. No fim do exercício, esses pontos foram discutidos pelo grande grupo.
Segundo Maria Aparecida, ao longo dos séculos, tem sido imposto ao sexo feminino a condição de inferioridade que deve ser combatida. Quando a agressão acontece, a culpa nunca é da mulher, mas sim de quem a comete. “A vítima não pode ser responsabilizada. O homem é violento por ser violento, não porque uma atitude da mulher desencadeou isso. Ele tem, sim, controle da sua agressividade, mas desconta na parceira e não em um colega ou no chefe”, explica Cida.
Com a orientação dos funcionários e o fortalecimento do laço entre as secretarias, o atendimento das vítimas será mais rápido e eficaz. “As vítimas devem ser atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e com essa rede bem estruturada, nós conseguiremos um contato muito mais rápido com outras secretarias, como a da Saúde, por exemplo, oferecendo assim toda estrutura necessária a essa pessoa”, afirma a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva Back.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema