Entre os dias 24 e 28 de Novembro, diversas atividades foram realizadas para conscientizar a comunidade sobre os tipos de violência praticados contra a mulher. A campanha do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) teve apoio da Prefeitura de Itapema e envolveu várias Secretarias com ações especiais.
Dentre as atividades, estavam palestras realizadas pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, por meio do Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), e em parceria com a Secretaria de Educação. A ação aconteceu nas Escolas Bento Elói Garcia, Francisco Victor Alves e Maria Linhares de Souza, com a participação da equipe do CRAS, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do Diretor da UPA (Unidade Prisional Avançada) de Itapema, Marco Caldeira.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela Bastos da Silva Back, é muito importante que se trate deste assunto, pois essa forma de violência é a mais perigosa e que mais gera traumas. “Nessas palestras destacamos a violência velada. Ela acontece quando a pessoa está sendo violentada, mas não percebe ou não sabe identificar isso. As pessoas devem ter esse conhecimento para poder evitá-la e se defender”, afirmou Daniela Bastos da Silva Back.
A programação da Semana do Não à Violência contra a Mulher termina nesta sexta-feira (28/11) com uma caminhada temática. A concentração será na Praça da Paz, a partir das 18h e percurso até o Mercado Público.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema