Itapema terá uma marina nos moldes do Complexo Náutico e Ambiental do Saco da Fazenda, de Itajaí. Uma embarcação já trabalha na batimetria para definir qual é o melhor espaço para instalação mas já se sabe, pelas condições de navegabilidade e vento, que a estrutura deverá ser construída no Canto da Praia.
Assim como em Itajaí, o projeto será no modelo de parceria público-privada, com concessão para construção e uso por até 25 anos.
A expectativa é de que até fevereiro seja definido o número de vagas secas e molhadas e o cronograma de instalação, que também deve incluir molhes nos rios Bela Cruz e Perequê.
O projeto é o terceiro na região (além de Itajaí, Porto Belo também já deu o primeiro passo e fez consulta ao mercado para sondar o interesse na construção de uma marina). Se todos tiverem sucesso, poderão significar a inserção definitiva da região no circuito do turismo náutico no Estado.
A ideia é aproveitar o boom do mercado no país e a escassez de vagas em marinas para surfar a onda e movimentar a economia. Segundo levantamentos preliminares Itapema poderá receber grandes iates, de até 120 pés.
Internacionalização
A marina de Itapema faz parte de um amplo projeto de identificação com a cultura náutica e inserção da cidade no calendário de eventos internacionais de vela. Além de sediar uma regata local durante a Transat Jacques Vabre, em novembro de 2015, também integrará a programação de eventos durante a Volvo Ocean Race, em abril.
Fonte: O Sol Diário – por Dagmara Spautz