Os cerca de 50 participantes da palestra ministrada pelo deputado estadual do Rio Grande do Sul, Raul Pont, tiveram uma verdadeira aula de participação social e administração pública. O evento foi realizado sexta-feira, dia 12, no Centro de Cidadania de Porto Belo. Entre os presentes estavam o prefeito Evaldo Guerreiro, secretários do governo e delegados do Orçamento Participativo, além de líderes de comunidades da cidade.
Raul Pont que também é ex-professor e foi deputado federal, vice-prefeito e prefeito de Porto Alegre trouxe toda sua experiência sobre a importância da participação social na atuação da administração pública e conseguiu apresentar de forma excepcional para os presentes no evento.
Para Raul, conhecer a estrutura administrativa e tributária de um município e do país é de suma importância porque é dessa área que se assenta toda a administração pública de qualidade. “Penso que se deve incluir na educação uma disciplina que discute o sistema tributário porque todo mundo precisa saber de onde vem o dinheiro”, destaca.
Raul apresentou várias experiências do Orçamento Participativo de quando era prefeito em Porto Alegre e aconselhou Porto Belo a planejar agora qual cidade se quer para o futuro. “É preciso planejar hoje como se quer a cidade daqui a 20 anos e garantir que a legislação esteja coerente que esse planejamento porque se não pensar agora nesse futuro não sai nada do papel”, ensina.
Outras alternativas para que Porto Belo possa prosperar é, segundo Raul, que a administração crie mecanismos para garantir que os impostos do município estejam em dia e ainda que seja criado um departamento de captação de recursos.
Depois de apresentar todo conhecimento Raul abriu espaço para perguntas o que tornou o evento ainda mais produtivo. Para o delegado do OP do bairro Araçá, Marisel Martins, a palestra foi uma oportunidade de obter conhecimento e experiência. “Aprendi muito sobre como trabalhar com a comunidade e acredito que poderia ter uma maior participação dos delegados”, comenta.
Para o coordenador do Orçamento Participativo, Luciano Estevão, a vinda do palestrante representou um grande aprendizado para a continuidade dos trabalhos do OP e da participação social na cidade. “Estamos no caminho certo, mas algumas coisas podem ser aprimoradas como, por exemplo, aumentar a participação de representantes das secretarias do governo nos eventos que realizamos nos bairros”, avalia.
Prefeitura Municipal de Porto Belo