O prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro, recebeu nesta segunda-feira, 12, representantes de organizações de proteção animal para discutir políticas públicas para a área. O resultado do encontro foi a criação de uma comissão formada por nove pessoas, para debater e ajudar a elaborar novas diretrizes e mecanismos em prol do bem estar animal. O grupo é formado por integrantes do governo, representantes de ONGs (Organizações não-governamentais) e moradores. Entre as ações solicitadas está a criação de campanha de doação solidária e a implantação do centro de castrações, que já está em fase de conclusão.
A reunião, que teve a participação de aproximadamente 30 pessoas, durou duas horas. O prefeito esclareceu a polêmica gerada em torno do decreto que regulamentava o recolhimento de animais e colocou os protetores a par das políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura. “O que houve foi um grande mal entendido. Sempre estou aberto receber a população para dialogar. Tanto que hoje tivemos a oportunidade de avançar e formar um grupo para debater a proteção à vida”, avaliou o prefeito.
Os protetores solicitaram do governo a implantação de um centro de castração de animais. Porém, a medida já foi providenciada pela prefeitura. Evaldo explica que o centro já está em fase de montagem. “Ele ficará na rua João Manoel Jaques, no bairro Perequê. Já adquirimos todo o material cirúrgico e estamos licitando os móveis. A previsão é que fique pronto no começo de março”, projetou.
Paralelo a implantação do centro de castração, o município irá investir em campanhas de conscientização para diminuir a quantidade de animais de rua. “A ideia é incentivar a adoção solidária. Com a participação dos nossos moradores, resolveremos o problema de forma inteligente”, salientou o prefeito.
Prefeitura Municipal de Porto Belo