O projeto Construindo Sons continua a todo vapor. A iniciativa ensina música as crianças do Serviço de Acolhimento e da comunidade atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O diferencial é que os alunos também aprendem a construir o próprio instrumento com materiais recicláveis. Um exemplo é a confecção da flauta doce que pode ser feita apenas com um pedaço de cano e uma rolha.
No ano passado, mais de 70 alunos foram atendidos pelo programa e a expectativa é de que o trabalho cresça ainda mais em 2015. “O professor usa uma linguagem próxima a dos alunos. Caso a criança ainda não seja alfabetizada, ele ensina por meio de desenhos, cores, sons. A resposta é maravilhosa, já tivemos casos de que em uma semana o menino sabia tocar uma música inteira na flauta”, conta a Coordenadora do CRAS, Maria Tereza Martinez.
As aulas acontecem no CRAS todas as quartas e quintas-feiras e são ministradas pelo professor Paulo Machado. “Antes de ensinar a criança a tocar um instrumento, eu tento conhecê-la e saber como ela enxerga o mundo. Depois de criar um vínculo com o aluno, fica mais fácil ensinar usando uma metodologia que ele vai assimilar com clareza. Além de que quando você cria essa proximidade, você pode fazer mais do que ensinar música, pode ajudar a dar uma direção ao aluno, passar valores e dar bons exemplos”, conta o professor Paulo.
O projeto Construindo Sons foi selecionado através do edital do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapema (COMDICAI), financiado pelos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Mais informações do projeto pelo telefone (47) 3267-1481.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema