A Secretaria de Saúde, por meio da Equipe da Atenção Básica, deu início nesta quarta-feira (21/01) à segunda turma do curso Caminhos do Cuidado. Projeto de sucesso que capacitou a primeira turma no fim do ano passado, o curso busca instruir mais 37 profissionais da Atenção Básica entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Enfermagem de Itapema no enfrentamento do crack e outras drogas.
A Tutora do projeto, Estela Maris Ribeiro, explicou que o dia de hoje foi voltado para estudar o meio em que as pessoas vivem. “A ideia foi que todos compreendessem que a droga deve ser olhada sob três pilares: o sujeito, a substância, e o meio em que vivem. Hoje estudamos os territórios de cada equipe, pois cada local é diferente do outro e todos possuem suas determinadas características”, disse a Tutora.
Estela ainda acrescentou que mesmo já tendo ministrado este curso para a outra turma, os profissionais participantes sempre fazem outra leitura das áreas da cidade. “Pude perceber que embora analisando os mesmo locais, os Técnicos de Enfermagem e ACS de cada área viram muitas coisas diferentes do grupo capacitado no ano anterior, então é completamente diferente o olhar de uma turma pra outra, o que torna a atividade ainda melhor”, afirmou Estela.
Fernanda dos Santos, ACS da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morretes, é uma das participantes da nova turma. “Hoje já pude tirar algum aprendizado. Percebi também que vão haver algumas discussões entre as equipes de cada território, pois divergem muitas informações e as vezes não acreditam na realidade do dia a dia que passamos, mas são discussões saudáveis e tenho certeza que até o último encontro vamos aprender muito”, disse a ACS.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema