Estudo chega ao macrozoneamento e a revisão do Plano já é referência.
Os 80 delegados, titulares e suplentes, já retomaram aos estudos para a revisão do Plano Diretor de Itapema. A primeira reunião do ano aconteceu na última terça feira (20/01), e o que se viu foi um encontro de cidadãos e agentes públicos com muita vontade e dedicação para construir uma Itapema melhor.
O debate de ideias envolveu a agenda de trabalho dessa nova etapa. Segundo o representantes da consultoria responsável pelo estudo, Sérgio Gollnick, a elaboração do Plano de Itapema já é referência na região. “Temos representantes de diferentes segmentos da sociedade e são muitas motivações diferentes. Temos muitas faces e trabalhamos com todas essas diferenças e espectativas. Essas participações enriquecem muito o trabalho”, declarou o arquiteto e urbanista.
Gollnick também ressaltou a participação, nas etapas anteriores, do grupo de observadores (Observatório Social, Ministério Público e AMFRI). “Aqui em Itapema contamos com a presença, em várias reuniões, da Promotora do Ministério Público que aceitou este convite para ser observadora e isto é de grande valia. A presença nas reuniões de um representante do Ministério Público é algo inédito no trabalho que há anos desenvolvo nesse setor. Ao aceitar o convite, o MP demonstra interesse no tema, acompanhando pessoalmente este importante processo de construção democrática para o futuro da cidade, ” – declarou.
A revisão do Plano Diretor tem se baseado na participação dos diversos segmentos da sociedade através do delegados eleitos, com muita riqueza de dados e contribuições. “Há um contínuo amadurecimento que faz inserir todos de maneira igual no processo, aproximando os movimentos populares e deixando claro que não existemcoisas prontas ou peças marcadas. Estamos construindo novos conceitos, passo a passo, e todos estão envolvidos de maneira igual. A cidade tem pressa para a resolução dos problemas e o novo Plano deverá apontar, através das diretrizes, o caminho para o desenvolvimento em bases sustentáveis de Itapema” – afirmou o Sociólogo Charles Henrique Voos.
Segundo o presidente do Colegiado e Secretário de Governo e Planejamento Estratégico de Itapema, Leonardo Cordeiro, o recesso deu novo fôlego ao grupo, que agora estará focado no macrozoneamento da cidade. “Todos os delegados estão inseridos no processo e com amplo conhecimento da realidade de Itapema. Nessa nova etapa, e a agora com ânimo renovado pós recesso, o estudo se dará em grupos divididos por eixos temáticos, territoriais e políticos. A clareza do processo e a colaboração contínua de todos deixa claro o desejo do Governo em realizar o novo Plano Diretor de maneira responsável e amplamente democrática. Precisamos de um plano ambicioso, na magnitude que Itapema merece, mas executável, incluindo todas as propostas e ideias, e assim esta sendo feito” declarou o secretário.
Os delegados do Plano Diretor foram eleitos por votação e representam os Movimentos Sociais, Setor Empresarial, Trabalhadores, Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa, além de ONGs e de representantes do Governo Municipal, Estadual e Federal.
Já por parte do grupo de observadores, o Colegiado tem a participação do Ministério Público, através da Dra. Carla Mara Pinheiro Miranda, de um arquiteto da AMFRI, Marcelo Garcia e também do Observatório Social, com Fernando Bento.
A comunidade pode participar das reuniões como observadores, visto que os Delegados representam os segmentos. As atividades acontecem terça e quartas, às 18horas no auditório da Acita , localizada na Rua 254, n 420, Meia Praia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema