Nesta época do ano cresce a preocupação com a dengue. A proliferação do mosquito Aedes Aegypti aumenta principalmente com as chuvas associadas ao calor intenso, o lixo descartado em locais inadequados e a presença de recipientes que armazenam água.
Em Bombinhas, os agentes endêmicos atuam durante o ano todo na prevenção da dengue, através do controle da rede de armadilhas. Segundo a Vigilância Epidemiológica, atualmente não há nenhum foco do mosquito e o número de pacientes com suspeita da doença é zero.
A Secretaria de Saúde possui equipe capacitada que atua diretamente no Programa de Prevenção e Combate à Dengue, realizando o trabalho preventivo através do monitoramento da rede de armadilhas. Estas são pequenos depósitos com água, identificadas pelo programa, estrategicamente colocados com o objetivo de atrair as fêmeas do vetor para a postura de ovos. Semanalmente, os agentes endêmicos realizam a coleta do material das armadilhas para avaliação laboratorial, para identificar se é Aedes Aegypti, detectando precocemente a existência ou não do transmissor da dengue.
O número de armadilhas tem como base uma armadilha a cada 100 imóveis ou a cada 300 metros, se os imóveis forem dispersos ou estarem devidamente divididos conforme preconizado pelas orientações técnicas da Vigilância Epidemiológica Estadual.
No município, foram distribuídas 158 armadilhas e 21 pontos estratégicos, como madeireiras, borracharias, cemitérios, onde a inspeção ocorre a cada quinze dias, de acordo com o Coordenador do Programa, Manoel José dos Santos Neto.
Confira algumas orientações para evitar a proliferação do mosquito:
– Manter a caixa dágua sempre fechada;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Coloque areia até a borda nos pratinhos dos vasos de plantas;
– Mantenha o lixo em sacos plásticos e a lixeira bem tampada;
– Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
– Remova galhos, folhas das calhas e mantenha ralos fechados e desentupidos;
– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
– Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
– Cobrir a piscina com uma lona ou secar.
Sobre a Dengue
Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, os sintomas causados pela doença são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos) e manchas vermelhas na pele. Pessoas que viajaram para cidades com a presença do mosquito ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas da dengue a orientação é procurar uma unidade de saúde para avaliação.
Informações:
Vigilância Epidemiológica
Programa Municipal de Prevenção e Controle da Dengue
Fone: 3393.9527
E-mail: epidemiologia@bombinhas.sc.gov.br | dengue@bopmbinhas.sc.gov.br
Endereço: Rua Baleia Jubarte, 328 bairro José Amândio
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas