A Prefeitura de Porto Belo retomou na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 18, as obras de drenagem e pavimentação das avenidas Almirante Fonseca Neves e Senador Atílio Fontana. Funcionários da empresa Múltiplos, Serviços e Obras LTDA, que venceu o processo de licitação, trabalham na retirada dos paralelepípedos e drenagem do novo trecho em execução. A obra havia sido interrompida no começo de dezembro para não prejudicar o comércio local.
O ato de recomeço da obra contou com a presença de vereadores, delegados do Orçamento Participativo, secretários de governo e moradores. Antes do trabalho começar, o prefeito Evaldo Guerreiro, e o vice, Giovanni Voltolini, anunciaram que a sequência da avenida Atílio Fontanta, após o hotel Blumenauense, também será recuperada. Sendo assim, toda extensão das duas avenidas terão ciclovia, além de quatro travessias elevadas.
As duas obras somam R$ 2.729.816,04 em investimentos que serão custeados pelo município que obteve financiamento junto ao Badesc (Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina), que captou os recursos do governo federal, por meio do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). A obra é realizada pela empresa Múltiplos, Serviços e Obras LTDA, que venceu o processo de licitação. A previsão é que drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização sejam concluídas no final do primeiro semestre.
As duas avenidas são as principais ligações do bairro Perequê. A reurbanização deve dar nova vida para o comércio do bairro. Segundo o prefeito Evaldo Guerreiro, a obra é uma das mais aguardadas pela comunidade. “A pavimentação das avenidas Atílio Fontana e Almirante Fonseca Neves é uma reivindicação antiga da comunidade, tanto que foi eleita como prioridade do Orçamento Participativo. Mas também é um marco para o desenvolvimento. Não tenho dúvidas que será um divisor de águas para a economia do bairro Perequê e também da nossa cidade”, destacou.
O vice-prefeito, Giovanni Voltolini, ressalta que o município teve a sensibilidade de parar a obra no começo da temporada. “A Prefeitura de Porto Belo é parceira do nosso comércio. Não poderíamos realizar uma obra dessas em meio a temporada. É um sonho para quem mora aqui”, explicou.
O projeto de reurbanização das duas avenidas segue a tendência no município de valorizar o uso de bicicletas com a instalação de ciclovia ao longo de todo o trajeto. Nos últimos dois anos foram implantados 6.400 metros de ciclofaixas em toda a cidade.
R$ 15 milhões para pavimentar o acesso principal e a Hironido Conceição.
Outras duas importantes obras de mobilidade urbana estão em fase de licitação. Foram lançados no final de janeiro os editais contratação das obras de pavimentação da avenida Governador Celso Ramos, o acesso principal, e o trecho um da avenida Hironido Conceição dos Santos. Os vencedores do processo serão conhecidos em março. Todas as obras terão ciclovia e passeio público.
Prefeitura Municipal de Porto Belo