Pesquisadores vão levantar dados sobre os principais destinos da população em Itapema.
Os moradores de Itapema começaram nesta quinta-feira (26/02) a responderem a pesquisa sobre a origem e destino da população. A atividade é uma das etapas da formatação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob), que está sendo feito com apoio da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O trabalho da equipe de pesquisadores segue até o 4 de Março em todos os bairros da cidade.
Dentre os temas questionados durante a pesquisa estão as formas de locomoção. Os pesquisadores vão levantar informações sobre o trajeto feito pelo grupo familiar no dia anterior e os meios transportes utilizados, além das informações socioeconômicas nos diferentes bairros.
O primeiro dia de levantamento dos pesquisadores foi no bairro Meia Praia. “Para nós é muito importante participar da pesquisa e assim contribuir com um trânsito melhor. A questão da mobilidade é algo urgente e necessário em Itapema”, afirmou o morador Reinaldo Bilhan, que recebeu a pesquisadora acompanhado pela mulher, Márcia Carlina Bilhan.
Ao todo serão 803 entrevistas domiciliares, durante sete dias e em todos os bairros da cidade. “O cálculo do número de entrevistas em cada bairro leva em consideração a lógica da proporcionalidade e as casas são escolhidas no momento que a equipe está em campo”, explicou a Coordenadora de Pesquisa de Campo, Aura Correia Lima.
Toda a equipe está uniformizada e com crachá de identificação. Se a população tiver dúvida basta entrar em contato com a empresa responsável ou com a própria AMFRI. Os números estão junto com a identificação do pesquisador do PlanMob.
Consultas Públicas
Além das entrevistas domiciliares, a população também poderá participar da construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) nas consultas públicas. Os encontros têm como objetivo elencar propostas da comunidade sobre qual o cenário desejado para a mobilidade.
As consultas públicas acontecem no dia 12 de Março, no bairro Centro (Salão Paroquial), 16 de Março, no bairro Morretes (Escola Francisco Vitor Alves) e 19 de Março, no bairro Meia Praia (Escola Educar).
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema