Comunidade conheceu em detalhes as etapas do estudo que vai atender também Morretes e Jardim Praimar.
Os moradores do bairro Ilhota e autoridades municipais participaram na noite da última quarta-feira (04/03) de um encontro para apresentação da elaboração dos estudos, planos e projetos, urbanização e regularização fundiária dos loteamentos irregulares. Toda a explicação das etapas foi realizada pelos técnicos da empresa Pronus, responsável pela elaboração do estudo, e contará com a participação da comunidade.
Os projetos de habitação em Itapema são uma das prioridades do Governo Municipal. Várias ações vêm sendo desenvolvidas e agora já começam a ser apresentada à comunidade. “A Secretaria de Assistência, Cidadania e Habitação com o Conselho Municipal de Habitação sabe da grande necessidade do nosso município e tem trabalhado a passos largos em busca de projetos nessa área. Temos certeza que a realização desse estudo vai contribuir ainda mais para efetivação de novas políticas para o setor da habitação”, afirmou a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva.
A iniciativa abrangerá em torno de 5 mil famílias, sendo que 1,4 mil farão parte do estudo, atendendo também os bairros Jardim Praiamar, Morretes. “Este é um projeto com recurso do Governo Federal, que será realizado pela empresa vencedora da licitação e fiscalizado pela Unidade Executora Local (UEL). É importante que a comunidade informe os dados precisos, pois com o estudo finalizado vamos elaborar projetos e assim solicitar recursos junto aos Ministérios”, afirmou o Coordenador da UEL, Cairo Edenilson Albano.
Durante a apresentação, os moradores conheceram em detalhes todas as etapas do estudo. “Num primeiro momento vamos realizar reuniões com a comunidade e o cadastramento preliminar das 5 mil famílias. Em seguida acontece o diagnóstico, com o levantamento topográfico, urbanístico, socioeconômico,entre outros. Na terceira etapa será feito o estudo de concepção e por fim o projeto executivo”, explicou a técnica de empresa, Neuza Pasta Felizetti.
O Prefeito Rodrigo Bolinha participou da abertura e acompanhou a apresentação das etapas do estudo. “A regularização fundiária é uma grande lacuna na nossa sociedade e em Itapema não é diferente. A realização deste estudo é o primeiro passo para que possamos mudar essa realidade. Peço que cada um de vocês receba o os técnicos e respondam o questionário de forma detalhada para que a empresa possa terminar o quanto antes a elaboração do estudo e assim seguimos na busca de recurso para os projetos”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.
Também participaram do encontro o Presidente da Câmara de Vereadores, Xavier Legarrea, os Vereadores Lázaro Manuel da Silva Júnior e Sebastião Silva, o Secretário de Coordenação e Gestão, Marco Aurélio, além do Presidente do Conselho de Habitação, Edson José Mathias.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema