Secretaria de Educação de Porto Belo começou a debater a proposta para monitoramento do Plano Municipal de Educação. O documento será revisado e adequado após ampla discussão de ideias com professores, gestores públicos, diretores e comunidade. O primeiro encontro foi realizado nesta semana, na sede da igreja Quadrangular, no bairro Vila Nova.
Em 2014, o governo federal aprovou o PNE (Plano Nacional de Educação) 2014-2024. Agora, é a vez de estados e municípios incluírem as metas para melhoria do ensino na próxima década. Os primeiros a participarem do debate em Porto Belo foram os representantes do Ensino Fundamental e Médio.
Profissionais da educação de escolas municipais, estaduais e particulares do município estiveram reunidos para debater o trabalho a ser feito, que envolve levantamento de dados e informações, estudos, análises e consultas públicas. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí).
A secretária municipal de educação, Dóris Helena Serpa Ferreira, ressaltou que é fundamental a efetiva participação de todos os envolvidos com as questões educacionais, não apenas na adequação do plano, mas também na implantação, execução, acompanhamento e avaliação deste processo. “Nessa primeira reunião realizamos o monitoramento da lei que instituiu o PME, que deverá vigorar nos próximos 10 anos para, em seguida, iniciar as atividades de inclusão das 20 metas do novo Plano Nacional de Educação às legislações municipais”, explica.
Nesta reunião foram levantados dados, que serão tabulados pela Amfri, que fará um diagnóstico junto com uma comissão formada por oito servidores do município, além da secretária de Educação, Dóris Helena Serpa Ferreira.
Mais informações: (47) 3369 5068 I 3369-4250 I Secretaria de Educação
Prefeitura Municipal de Porto Belo