A programação da terceira Semana da Mulher de Porto Belo começou com muita música, debates e oficinas. No domingo, 8, a abertura do evento contou com apresentação do grupo La Clinica, oficinas de texto e pintura, além de uma edição especial do Som da Maré.
Nesta segunda, 9, as participantes da Semana da Mulher tiveram oficinas de fotografia em dois momentos. Pela manhã, a aula foi ministrada pelo professor de fotografia da Univali, Eduardo Gomes. A tarde foi a vez do fotógrafo Alex Bernardo passar dicas de fotos para as mulheres.
Nesta terça-feira, 22, a programação terá uma mesa redonda com o tema “A Participação Social Feminina”. A atividade começa as 18h no Centro de Cidadania. A conversa será ministrada por Ana Elisa Schilikmamn, historiadora e atuante na comunidade quilombola Morro do Boi, Sueli Teodoro, uma das lideranças da própria comunidade, e a sindicalista do Judiciário e também feminista, Liliane Araujo. Durante o debate, haverá exposição com peças produzidas pelos artesãos de Porto Belo.
Além de promover a discussão sobre o papel da mulher na sociedade, a mesa redonda contribuirá para a produção de uma carta com reivindicações das mulheres, formulada coletivamente com a participação de moradores e demais lideranças do município.
O documento será entregue ao prefeito Evaldo Guerreiro na quinta-feira, 12, às 18h, em ato que contará também com uma bela exposição fotográfica, resultado das oficinas. Mas antes disto, na quarta-feira, 11, haverá um culto ecumênico pela vida das mulheres.
Lilian Mazurek Meyer, coordenadora do Creas, comemora a realização da programação como debate para as questões que envolvem os direitos da mulher. “Além de marcar e valorizar o Conselho da Mulher, serve como ato de conscientização da comunidade para a existência da violência doméstica. Assim, mulheres que tenham seus direitos violados saberão a quem se dirigir”, lembra Lilian.
A programação é uma parceria entre a Prefeitura de Porto Belo, por meio da Fundação da Cultura, Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Conselho da Mulher.
Programação:
18h – Mesa Redonda: “A Participação Social Feminina” (Centro de Cidadania, Vila Nova)
Exposição de artesanato
11.03
19h – Culto Ecumênico pela vida das Mulheres, contra a violência doméstica (Sertão de Santa Luzia)
12.03
18h – Ato entrega da Carta das Mulheres de Porto Belo ao prefeito (Centro de Cidadania, Vila Nova)
Exposição de fotografia
Prefeitura Municipal de Porto Belo