Uma alimentação balanceada e de qualidade para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Essa é uma preocupação constante para a Secretaria de Educação de Itapema. Para garantir o controle de qualidade as escolas e Centros Municipais de Educação Infanti (CMEIs) recebem semanalmente a supervisão e orientação das nutricionistas.
A Nutricionista, Itamara Kureck, tem visitado as unidades escolares realizando a orientação junto as auxiliares de apoio (merendeiras) “É muito importante esse contato mais próximo com as auxiliares, pois além de participarmos das etapas de produção da merenda nos permite ficarmos atentos as necessidades de cada escola para garantir a qualidade da alimentação dos alunos”, afirmou a nutricionista.
Na supervisão as profissionais também orientam sobre as condições de higiene, fiscalizam as carteiras de saúde, os uniformes além de identificar aspectos importantes para a elaboração do cardápio de acordo com a necessidade de cada escola. As visitas de supervisão também se estendem as cantinas para verificar se os lanches vendidos estão de acordo com a LEI N 12.061, que dispõe sobre critérios de concessão de serviços de lanches e bebidas nas unidades educacionais, no Estado de Santa Catarina.
A Coordenadora de nutrição escolar, Ana Carolina Galvan, contou sobre a escolha dos alimentos para o cardápio. “Cada escola possui uma necessidade nutricional de acordo com a realidade da sua comunidade, por isso estamos adaptando os cardápios. Esse ano aumentou bastante o número de crianças com restrição alimentar, então será disponibilizado nas unidades produtos de intolerância, como alimentos sem glúten, diet, alimentos integrais, leite de soja entre outros. Esse ano já foi incluído no cardápio a granola e o quibe”, contou a Coordenadora.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema