Com o objetivo de prevenir desastres naturais, Defesa Civil e Secretaria de Saúde atuam juntas em Porto Belo. A ação faz parte da elaboração do Plano de Contingência e conta desta vez, com a ajuda das agentes comunitárias de saúde. Nesta quarta, 25, elas receberam uma capacitação para a aplicação de um formulário às famílias a fim de cadastrar impactos ambientais e humanos recorrentes no município.
O formulário contém características específicas da região, levantadas durante as reuniões do Conselho de Defesa Civil. Serve para identificar áreas do município que já sofreram com inundações graduais ou enchentes, deslizamentos, vendavais, granizos, inundações bruscas ou enxurrada, e períodos de estiagem. Após entrega dos formulários preenchidos, será feito um relatório de identificação das áreas de riscos do município.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Porto Belo, André Silva, é importante que pelo menos uma pessoa por família participe do levantamento. “A partir desta pesquisa, será possível criar um panorama dos pontos vulneráveis para, em casos de catástrofes, prestar atendimento em pontos que merecem prioridade”, ressalta André.
O plano de contingência define um programa de ações para atendimento de emergências e também conta com dados característicos das áreas de risco. Com o projeto pronto, é possível criar ações serão preventivas, de modo a reduzir os riscos de acidentes naturais.
Prefeitura Municipal de Porto Belo