Moradores, protetores de animais e autoridades terão acesso a um projeto pioneiro em Porto Belo, a partir desta quarta-feira, 22. O primeiro Centro de Castração Animal, que será instalado na rua João Manoel Jaques, número 877, no bairro Perequê, vai agilizar o processo de castração animal no município para cães e gatos. O novo serviço é gratuito e oferecido pela Prefeitura de Porto Belo. A ação se alia também às discussões para elaboração do Código de Proteção Animal.
O processo de castração animal será orientado pela Vigilância Sanitária com o apoio de uma médica veterinária do município. A expectativa é de que sejam realizadas semanalmente, em média, 20 cirurgias em cães e gatos. Qualquer morador pode ter o bicho de estimação castrado, para isso, será necessário que se cadastre como responsável pelo animal e siga as instruções pré e pós operatórias. As cirurgias serão realizadas por ordem de solicitação. O serviço também serve para animais de rua, porém, é necessário que haja um responsável, já que há cuidados a serem tomados antes e depois da cirurgia.
Este é o primeiro passo para uma atividade que, além de dar melhores condições aos animais, vai controlar o processo descontrolado de procriação. Desde janeiro de 2015, uma comissão formada por representantes da Prefeitura e também de entidades de proteção discutem diretrizes que farão parte do Código de Proteção Animal da cidade. Neste momento, a redação final do código é avaliada por ambos representantes.
Segundo a diretora da Vigilância Sanitária, Lilian Padilha, o projeto vai conscientizar a população para a importância de cuidar dos animais. “O objetivo é trabalhar com prevenção, reduzir a procriação de animais nas ruas, refletir na saúde pública e educar os cidadãos sobre o risco de abandono de animais”, destacou Lilian.
Outra discussão também passará a se tornar pauta na cidade. A conscientização para a posse responsável deve tomar conta de ações educativas e alertar moradores sobre a importância de cuidar do animal adotado. A responsabilidade desde cedo com a adoção vai impedir que mais animais voltem às ruas.
Saiba como castrar seu animal
Para realizar a castração do animais, é necessário que o responsável se dirija até o Centro de Castração Animal com documento de identidade, CPF e comprovante de residência. O processo cirúrgico será realizado sob ordem de cadastro. A previsão é de que o animal seja devolvido ao dono um turno após a cirurgia. Para que seja realizado procedimento, o animal deve estar em jejum de sólidos de aproximadamente 12 horas e outras 6 horas sem ingerir líquidos.
O Centro de Castração Animal fica localizado na rua João Manoel Jaques, número 877, no bairro Perequê. Os atendimentos serão feitos de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. É imprescindível que animais em situação de rua tenham um responsável para os cuidados após a pequena operação. Serão sete dias de pós operatório, em que o responsável deverá seguir as orientações em relação à medicação.
O que: Inauguração Centro de Castração Animal de Porto Belo
Onde: Rua João Manoel Jaques, bairro Perequê
Quando: 22.04 (próxima quarta-feira), as 14h
Prefeitura Municipal de Porto Belo