A Secretaria de Pesca e Aquicultura divulgou nesta semana relatório que apresenta os números sobre a puxada de embarcações, serviço oferecido aos pescadores para realizarem o conserto e reparo dos seus barcos, em 2014.
No ano passado, a média mensal foi de 42 embarcações retiradas do mar, sendo os meses de março a abril com o maior número de puxadas, em virtude do defeso do camarão, período de paralisação da pesca para a preservação da espécie.
Para a realização destas manutenções, a secretaria disponibiliza o galpão que faz parte da sua estrutura física, facilitando o trabalho dos pescadores. Segundo eles, antes a manutenção era realizada muitas vezes na beira da praia sem proteção e suporte algum ou dependendo da situação, se deslocavam até outra cidade da região, gerando custos extras.
A secretaria disponibiliza ainda, veículo para o transporte de motores e um trator para a puxada dos barcos, este último em parceria com a Secretaria de Obras. Além disso, é oferecido a comunidade pesqueira orientação para regularização dos documentos exigidos pelos órgãos competentes, como Carteira de Pescador Profissional, Registro da Embarcação na Capitania dos Portos, licenças e seguros obrigatórios.
Outros números informados pela Secretaria de Pesca e Aquicultura:
Auxílio na regularização de documentos de Embarcações: 38
Auxílio na obtenção do Seguro DPEM: 110
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas